Serasa cria plataforma para agilizar crédito imobiliário

A Serasa Experian apresentou nesta quinta-feira uma ferramenta online para o mercado imobiliário, em parceria com a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), para agilizar e aprimorar a segurança nas operações de financiamento.

A Central do Crédito Imobiliário deve unir na mesma plataforma informações de compradores, construtores e do próprio imóvel, por meio da integração dos servidores da Serasa e dos Cartórios de Registros de Imóveis do Estado de São Paulo.

Segundo o presidente de serviços de crédito da Serasa, Laércio de Oliveira Pinto, o produto dará maior segurança jurídica e aumentará o volume de informações disponíveis sobre a situação dos imóveis.

A central permitirá que qualquer matrícula de registro de imóvel seja visualizada em tempo real. Também será possível obter virtualmente certidão digital e outros documentos de Cartórios de Registro de Imóveis em cerca de 15 minutos.

O sistema permite a localização de imóveis por meio de buscas em todos os cartórios do Estado e identificar a relação de bens por CPF e o monitoramento das matrículas de imóveis, prática bastante usada como garantia em contratos de locação.

A criação da nova ferramenta busca atender antigas reivindicações do setor imobiliário, que tem a burocracia como um dos principais entraves para aprovação de projetos.

“Alguns elos da cadeia produtiva não avançaram na mesma velocidade que o setor”, disse o diretor executivo do sindicato da habitação na capital paulista (Secovi-SP), Celso Petrucci.

“A relação de documentos exigidos para incorporação imobiliária precisa ser urgentemente revista para que seja exigido apenas aquilo que pode impactar o comprador de um projeto ainda em forma de maquete”, acrescentou o presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos.

Segundo ele, a ferramenta deve estar disponível a partir de 18 de abril.

CONCORRÊNCIA

Com o lançamento da plataforma, a Serasa concorrerá com a Cetip, que vem acelerando investimentos em produtos, como uma plataforma de registro de empréstimos imobiliários, desenvolvida em parceria com a norte-americana FNC.

A plataforma, voltada a ajudar bancos a acelerar análise de crédito e criar contratos padronizados, deve ser concluída em maio, informou a Cetip no início deste mês.

“Em princípio, não vamos ter conexão com a Cetip”, disse Pinto, sem descartar possíveis parcerias. “Sempre estamos abertos… mas, no momento, será mais uma ferramenta com informações seguras e uma contribuição para o mercado imobiliário”, acrescentou.

Leave a Reply

serasa-cria-plataforma-para-agilizar-crdito-imobilirio-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: