Cai Guo-Qiang – Da Vincis do Povo

Cai Guo-Qiang é um dos poucos artistas chineses que conseguiu superar as barreiras comunistas de seu país de origem e ganhar reconhecimento internacional. Vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza em 1999 e do Premium Imperiale em 2012, o artista traz pela primeira vez ao Brasil as engenhocas desenvolvidas em colaboração com inventores chineses amadores, construídas a partir de materiais de uso diário. A seleção de obras da exposição inclui ainda uma série inédita de telas criadas com explosões de pólvora, marca registrada do trabalho de Cai, feitas em Brasília, especialmente para a mostra brasileira. Parte da mostra ocupará o Museu Nacional dos Correios.

DSC07765

A mostra Da Vincis do Povo reúne instalações de grande porte, desenhos produzidos com pólvora e invenções desenvolvidas por camponeses do país asiático.  O recém-erguido Pavilhão do CCBB se transformará em um cenário lúdico. Na instalação Fairy Tale, dezenas de aviões, helicópteros e objetos não identificados surrealistas ficarão suspensos no teto, enquanto a laje do novo espaço servirá de apoio para a obra Complex, um simulacro de um porta-aviões, de 20 metros de comprimento.

DSC07766

O Pavilhão I, por sua vez, receberá um tanque de água congelada, onde uma flotilha de submarinos semisubmersos simulará uma navegação em mar glacial. Algumas áreas do CCBB Brasília serão ocupadas por 29 robôs funcionais feitos à mão pelo inventor chinês Wu Yulu, que também virá ao Brasil para a mostra.

DSC07764

Dentro da série de autômatos que se engajam em atividades performáticas diversas, chama a atenção a série (feita por encomenda de Cai Guo-Qiang) que simula artistas famosos contemporâneos, como Jackson Pollock, Damien Hirst, Yves Klein e Bruce Nauman. Outro espaço abrigará uma instalação multimídia formada por 40 pipas de bambu e seda, presas ao chão por hastes, animadas com diferentes projeções de vídeo enquanto são avivadas por ventiladores.

Abertura
20 de abril – 11h

Centro Cultural Banco do Brasil
R. Álvares Penteado, 112 – Sé, São Paulo, 01012-000
Mais informações: 11 3113-3651

Prédio Histórico dos Correios
Avenida São João S/N – Vale do Anhangabaú0

Palestra com o artista
20 de abril – 15h
Rua 15 de novembro, 165 – Sé – São Paulo/SP
Vagas são limitadas. Ordem de chegada.

Leave a Reply

cai-guo-qiang-da-vincis-do-povo-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: