Closets são mais do que “grandes armários”, veja como planejá-los e organizá-los

Assim como o banheiro, a cada dia o closet ganha mais importância na casa, seja pelo espaço reservado – que, muitas vezes, chega a ocupar mais metragem que um dormitório -, seja pela variedade de acessórios disponibilizados pelo mercado. Verdadeiros quartos de vestir, esses cômodos tornaram-se aconchegantes e bonitos. Lugares agradáveis de estar.

Porém, antes de tudo, o closet – que é um armário ampliado – deve ser funcional. Assim, para que o resultado final atenda suas necessidades, o planejamento é fundamental e se inicia com a redação de uma lista com o número de peças a serem guardadas e o tipo de vestes usadas no dia a dia, se há muitas roupas sociais (de gala) e se existe o desejo de guardar outros pertences como malas, sapatos, bolsas e acessórios neste espaço. Tal fórcula cabe tanto para a organização de um closet já existente, quanto para a formulação de um novo ambiente de vestir e armazenar.

Closet3

Outra dica a ser levada em conta é a da arquiteta Selma de Sá, que aconselha um estudo sobre a maneira de organizar as roupas como o volume de itens pendurados, dobrados ou dispostos em colmeias e quais as reais possibilidades de armazenagem do espaço disponível para receber os nichos, cabideiros e armários. Sá sugere ainda usar “o sistema inverno e verão, organizando em caixas no maleiro itens mais pesados como casacos e botas, no meses mais quentes do ano, e biquinis e itens mais frescos, no frio”. 

closet-planejados-padrao-internacional

Nesse ínterim, avalie também se há valores que pedem armários, nichos ou gavetas fechadas com chaves para o caso de bijuterias finas ou documentos, por exemplo. E, caso o espaço seja compartilhado é importante observar a forma como serão divididos os armários entre as partes, especialmente no caso da divisão entre a armazenagem de itens masculinos e femininos.

closets_projetos_f_009

Ambiente bem acabado

No que tange a escolha dos acabamentos, os arquitetos recomendam que o closet siga a linguagem decorativa do restante da casa, bem como ofereça facilidade de limpeza e manutenção. Comuns em muitos projetos, os espelhos nas portas “além de aumentarem o espaço, ampliam a iluminação e ajudam a verificar como está a produção”, ou seja, são bons recursos como justifica Selma de Sá. Acabamentos em tons claros ou branco permitem que os matizes das roupas se destaquem são boas pedidas. Outro cuidado essencial é quanto à boa iluminação: “A ideal mistura luz branca e amarela, para reproduzir com maior fidelidade as cores”, ressalta Motta. A arquiteta Maithiá Guedes explica que costuma trabalhar com pontos focados que iluminem a área de cada porta. “Usamos muito também rasgos no forro com iluminação branca”, revela.

Leave a Reply

closets-so-mais-do-que-8220-grandes-armrios-8221-veja-como-planej-los-e-organiz-los-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: