Piscinas infinitas são opção para arquitetura sofisticada e aconchegante

As piscinas com bordas infinitas são lindas, valorizam a arquitetura e criam a ilusão de que a água some no horizonte. Esse recurso é cada vez mais especificados nos projetos, tanto residenciais quanto comerciais.

Além da beleza, as piscinas valorizam o imóvel e realçam a beleza do entorno, como reforça a arquiteta Adriana Morávia: “O maior benefício de uma piscina desse tipo é a vista panorâmica e o meio ambiente. Ela confunde-se com o céu, montanhas ou jardim”. Além disso, há outras vantagens. “Elas possuem um sistema de filtragem que ajuda a bombear água, a partir do tanque de retorno para a piscina principal. O sistema de retorno da água é o mesmo usado na filtragem, por isso, é possível utilizar a mesma bomba e o filtro da piscina”, explica Adriana.

Para apreciar toda a beleza da piscina com borda infinita e tornar o lazer mais prazeroso é preciso, antes, tomar alguns cuidados. É necessário prever no projeto onde a água vai transbordar para não molhar todos os ambientes em volta, já que nesse tipo de piscina há essa possibilidade. “O ideal é especificar grelhas ou mesmo um espelho d’água junto com a piscina. Outro cuidado importante é com as crianças, se o desnível for muito grande, para evitar acidentes”, destaca a arquiteta Flávia Soares.

Segundo Adriana, as piscinas de borda infinita podem ser especificadas em terrenos que tenham no mínimo trinta metros quadrados. Os materiais usados para projetá-las são os mesmo utilizados em piscinas comuns. Mas na construção, um detalhe é imprescindível. “É preciso instalar um tanque de retorno, em formato de calha, ao redor da piscina para que a água caia e seja coletada, e retorne para a piscina através de eletrobombas”, lembra a profissional.

Esse tipo de piscina cai bem com qualquer décor, mas Flávia dá dicas de ambientes que podem valorizar ainda mais a beleza desse recurso. “A piscina com borda infinita cai muito bem com um deck. Assim, a área de lazer fica mais aconchegante e sofisticada. Uma boa pedida também é inseri-la em terrenos mais inclinados e em pilotis”, encerra a arquiteta.

Leave a Reply