Revitalização do centro da cidade de SP: iniciativa privada sai na frente

Consultoria recupera edifícios residenciais e comerciais, “valoriza os imóveis e aumenta a ocupação em até 40%, como já vem ocorrendo”

22/06/2010

Recuperar imóveis residenciais e comerciais antigos, localizados no centro da cidade de São Paulo, tornando-os atrativos e “mais rentáveis aos seus proprietários” é a proposta da Marcelo Lara Negócios Imobiliários. A empresa investe na revitalização, com a certeza de que o centro urbano da capital paulista é muito mais do que somente salas comerciais.

Lembrando que o centro guarda importantes ícones da memória arquitetônica da cidade, e que oferece grandes facilidades para mobilidade, compras, cultura, lazer “e tudo o mais necessário para o cotidiano pleno”, um dos sócios da imobiliária, Marcelo Lara, defende a região como sinônimo de bons negócios imobiliários.

“O investimento em imóveis no centro é um ótimo negócio. Mesmo com valores de aluguel mais baixos em relação a outras regiões, a infra-estrutura da região contribui para que a demanda por locação seja alta”, comenta Marcelo Lara, opinando que os proprietários ainda não despertaram para a potencialidade dos seus imóveis.

“Em geral, os proprietários acabam alugando os pavimentos térreos dos edifícios para lojas e restaurantes, deixando de lado soluções que poderiam tornar mais atrativas as ocupações de salas comerciais ou de apartamentos”, enfatiza o empresário.

Negócios evoluem – Aplicando o conceito de readequar os edifícios, aproximando-os das atuais expectativas de moradia e trabalho, somente nos três primeiros meses de 2010 a Marcelo Lara Negócios Imobiliários concluiu a reforma de quatro prédios, e projeta finalizar outras duas até o final deste primeiro semestre.

“As metragens e características dos edifícios do centro de São Paulo são bem variadas. Podemos encontrar apartamentos residenciais de 40 a 160 m2, assim como salas comerciais com capacidade para abrigar pequenos escritórios, empresas de médio e até de grande porte. Assim, é possível encontrar desde imóveis com custos compatíveis às classes D e E, até apartamentos de alto padrão, com destaque para os de grandes metragens e pés-direitos altos”, comenta Lara.

O estímulo à iniciativa – A iniciativa de restaurar edifícios e torná-los mais atrativos para inquilinos e mais rentáveis para proprietários, projeto batizado por Marcelo Lara de “Vá para o Centro”, surgiu quando o empresário observou que um dos imóveis de sua família, localizado na região central de São Paulo, contava com um índice de ocupação de apenas 30%.

“Nossa equipe de administração desenvolveu um minucioso trabalho de análise da estrutura, executou a reforma interna e externa do prédio, além de um projeto de divulgação e captação de inquilinos. Seis meses depois, os investimentos resultaram em 70% de locação e uma fila de espera para o aluguel dos apartamentos que ainda estavam sendo reformados”, comemora Lara.

Expectativa de retorno – O empresário estima que, uma vez concluída a reforma, dependendo do valor investido, em prazo de oito meses a dois anos os proprietários terão de volta seus investimentos.

Lara explica que o primeiro passo para a restauração é a análise individual do prédio, para avaliar o potencial de rentabilidade e as condições estruturais e legais. Nessa etapa, a empresa verifica o estado das redes elétrica e hidráulica, o acabamento, a regularidade de funcionamento, o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), o auto de vistoria e os registros de condomínio.

?Depois, são avaliadas as possibilidades financeiras do cliente e a projeção do retorno do investimento. As reformas podem ser parciais ou totais, e a Marcelo Lara também se responsabiliza pelos anúncios de divulgação e pela administração do imóvel.

Lara garante que “o principal objetivo é oferecer um serviço completo, desde o projeto de reestruturação até a administração condominial, para evitar transtornos ao cliente”, e destaca que outro ponto importante do processo é a análise das características da fachada.

“Existem casos em que a necessidade de reforma passa por fatores de segurança; ou nos quais a preservação do elemento histórico urbano agrega valor ao imóvel em questão. Além da reforma estrutural, que garante a qualidade do projeto, o restauro da fachada é essencial, pois transmite a imagen de imóvel bem cuidado e conservado. Dessa forma, aumentamos a taxa de ocupação dos imóveis e conseguimos valorizar o aluguel em até 40%”, projeta.

Outras informações sobre os projetos de restauração da Marcelo Lara Negócios Imobiliários são obtidas pelo telefone: 11 3105 6300. O endereço eletrônico da empresa é:
www.marcelolara.com.br

Imagem: Centro de São Paulo, junto ao Vale do Anhangabaú.

Fonte: Imovelweb

Leave a Reply

revitalizao-do-centro-da-cidade-de-sp-iniciativa-privada-sai-na-frente-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: