Casa de um ambiente só

Lar sem divisórias facilita vida de pais e filhos

  (Foto: Ken’ichi Suzuki)

Se um bom projeto leva em conta os desejos dos proprietários, e atende-os com estilo e sensibilidade às particularidades do entorno, esta casa em Nagoya, no Japão, preenche todos os pré-requisitos. Desenhado pelo escritório Tetsuo Kondo Architects, o projeto teve como norte a vontade de um casal trabalhador de passar as horas de lazer próximo aos dois filhos pequenos. A orientação de haver o maior espaço possível para convivência foi seguida à risca pelos arquitetos, que criaram um lar de um ambiente só.

Os espaços individuais configuram-se como caixas e plataformas desniveladas. Algumas são completamente abertas ao resto da casa, enquanto outras se integram a ela através de janelas. Tal escolha é responsável por uma rica diversidade visual interna, pois atribui variedade à composição de cada cômodo e um diálogo interessante entre os formatos e desníveis. Isso se reflete no exterior do projeto, que tem aparência de um grupo de cubos desalinhados empilhados.

Segundo os arquitetos, a região na qual a casa se encontra, que está em rápido desenvolvimento urbano, influenciou a estrutura escolhida. “Tratando-se de uma casa para uma jovem família em uma área em constante mudança, há sentido em criar uma arquitetura aberta e equilibrada, capaz de absorver mudanças”.

O principal desafio foi estabelecer certa ordem entre os diferentes ambientes, sem tolher uma relação fluida e intuitiva entre eles. Apesar da inconstância da área interna, há uniformidade na decoração, que prima pela simplicidade. As paredes são brancas e os móveis singelos e de madeira, material que também reveste o piso. Mesmo despretensiosa, a composição ganha vida com a luz abundante que penetra os vidros generosos e a colocação estratégica de vasos de plantas. O resultado é charmoso de maneira clean e funcional, no bom estilo japonês.

  (Foto: Ken’ichi Suzuki)
  (Foto: Ken’ichi Suzuki)
  (Foto: Ken’ichi Suzuki)
  (Foto: Iwan Baan)
  (Foto: Iwan Baan)
  (Foto: Iwan Baan)
  (Foto: Iwan Baan)
  (Foto: Iwan Baan)
  (Foto: Ken'ichi Suzuki)
  (Foto: Iwan Baan)
  (Foto: Iwan Baan)
  (Foto: Iwan Baan)

Fonte: Casa Vogue

Leave a Reply

casa-de-um-ambiente-s-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: