Mais que uma travessia, um destino

Ponte inglesa é também uma praça com jardim

  (Foto: Timothy Soar)

Na pequena cidade de Kingston upon Hull, nordeste da Inglaterra, ligar a Cidade Velha, localizada ao norte, à área industrial, ao leste, não era tarefa para simples passarela. Primeiro porque, apesar de estreito, o rio Hull comporta um certo tráfego de embarcações que não pode ser interrompido. Depois, porque além de uma alternativa de rota para pedestres, a cidade queria um novo lugar de passeio, como uma praça pública. Assim nasceu a Scale Lane, feita de aço, que se movimenta de acordo com o fluxo fluvial local – sem perturbar quem se encontra ali em cima.

Para idealização e execução foi necessário o trabalho conjunto das equipes de engenharia do M&E Quarter Hall, dos arquitetos McDowell+Benedetti e dos engenheiros estruturais da Alan Baxter Associates. A Scale Lane foi desenhada com um formato levemente curvado que remete à barbatana de um tubarão. Ali, bancos e jardins funcionam como área de descanso e um restaurante será inaugurado em breve.

  (Foto: Timothy Soar)

A coluna de suporte central é arqueada para que embarcações menores tenham espaço suficiente para passar. No caso de barcos maiores um mecanismo de acionamento elétrico é ativado movimentando a plataforma lentamente. Dessa maneira, os transeuntes podem continuar no local sem nenhuma agitação desagradável – só são alertados por uma sequência sonora de sinos rítmicos e luzes pulsantes.

O entorno da Scale Lane ganhou novos ares para receber os visitantes. Uma série de jardins foram feitos conduzindo ao Bairro dos Museus, uma das grandes atrações locais. “A abertura dessa ponte cria oportunidades para um novo desenvolvimento econômico, além de ser um projeto fantástico”, diz feliz Jacquie Boulton, gerente de áreas da agência de casas e comunidades local.

  (Foto: Timothy Soar)

  (Foto: Timothy Soar)

  (Foto: Timothy Soar)

  (Foto: Timothy Soar)

  (Foto: Timothy Soar)

  (Foto: Timothy Soar)

  (Foto: Timothy Soar)

Fonte: Casa Vogue; Fotos Timothy Soar

Leave a Reply