Arranha-céu em construção “frita” carros e incendeia carpetes

Edifício londrino de formato convexo com janelas espelhadas transformou-se em lente que captura a luz do sol e a reflete no chão
Arranha-céu em construção "frita" carros e incendeia carpetes Leon Neal/AFP

A luz ofuscante refletida pelo prédio assusta quem passa pelas ruas na proximidade
Foto: Leon Neal / AFP

A proposta tinha tudo para causar impacto: um prédio de formato curioso, janelas espelhadas e muitos andares encravado no centro de Londres. No entanto, o edifício, apelidado de “walkie-talkie” pelo formato inusitado, tem causado destruição na capital britânica.

A constituição curvada do prédio reflete raios concentrados de sol em direção ao chão das ruas e, com a onda de calor na Grã-Bretanha, a luz tem derretido carros e incendiado objetos em locais próximos. Um repórter da rede de televisão NBC que foi ao local conseguiu inclusive fritar um ovo em uma calçada perto da construção.

Martin Lindsay, dono de um carro modelo Jaguar XJ, disse que, na segunda-feira, o raio de luz derreteu os painéis de seu carro em apenas uma hora. Outros proprietários de veículos informaram danos similares. Os donos de uma barbearia, uma quadra abaixo, disseram que a luz emitida pelo edifício incendiou seu carpete. O problema impressiona arquitetos, experts e passantes.

As construtoras Land Securities e Canary Wharf, responsáveis pelo prédio, afirmam estar investigando em conjunto com a prefeitura londrina:

— Como medida de precaução, a cidade de Londres concordou em fechar três lotes de estacionamento na área que podem ser afetados.

O projeto, oficialmente chamado de 20 Fenchurch Street, tem 160 metros e 37 andares. A construção, idealizada pelo arquiteto de origem uruguaia Rafael Viñoly, deve ser terminada em 2014.

Leave a Reply

arranha-cu-em-construo-8220-frita-8221-carros-e-incendeia-carpetes-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: