Corretor de imóveis: Como manter o equilíbrio emocional no seu dia-a-dia profissional

Corretor de imóveis: Como manter o equilíbrio emocional no seu dia-a-dia profissional

Nos deparamos às vezes com algumas situações no dia-a-dia profissional dos corretores de imóveis onde a calma, paciência e equilíbrio emocional são fundamentais para o sucesso nas negociações. Seja no ambiente de trabalho, na relação com os colegas, atendimento ao cliente ou na vida pessoal, o corretor de imóveis deve procurar sempre ter controle de suas ações e emoções. No dia a dia nos deparamos com problemas que podem levar ao “descontrole”, ocasionando bloqueio das reações ou atitudes inesperadas.

Algumas situações que podem prejudicar o seu equilíbrio emocional:

Escutar um não.  Dedicar-se no atendimento ao cliente, selecionar os melhores imóveis e negociar os valores mais acessíveis, nem sempre significam sucesso no fechamento do negócio. É importante ocorretor de imóveis compreender que estes obstáculos e/ou conflitos são naturais e representam a construção da maturidade profissional.

Falta de persistência e força de vontade. A desmotivação é um dos principais motivos para a desistênciados corretores de imóveis pela profissão. Provoque mudanças positivas no seu dia-a-dia. Acalme-se, lembre-se do ditado: “Roma não foi construída em um dia”. A ansiedade só leva ao desespero. Procure conversar com outros colegas de profissão, peça auxílio ao seu gestor. Experiência de pessoas e outrosconsultores imobiliários que já passaram por estas situações na vida profissional, são essenciais para que você possa superar estas adversidades também.

Perda do auto-controle. Não está se sentindo bem? Tire um dia de folga. Medite sobre sua vida, se pergunte: Como você lida com seus sentimentos? Como você está se sentindo agora? E o que pode fazer para mudar esta situação negativa para algo melhor?  Leia livros, pratique esportes. Estas atividades auxiliam na hora de relaxar e diminuir os níveis de estresse, o principal vilão no descontrole emocional.

Falta de paciência com os clientes “complicados”.  É essencial ter paciência quando for atender um cliente que está indeciso na hora de fechar a negociação ou aquele que  possui um humor mais “amargo” na hora de conversar. É fundamental para o corretor de imóveis manter o foco e a empatia no momento de realizar o atendimento ao cliente. Coloque-se no lugar da outra pessoa naquela situação. Sinta as apreensões e emoções que este indivíduo pode estar passando naquele determinado momento de sua vida. Este exercício lhe auxiliará a desenvolver seu senso de empatia pelo próximo.

Evitar tirar férias. Não negligencie as férias. Corretores de imóveis são profissionais liberais, por isso dependem diretamente do seu próprio desempenho. Porém não existe desempenho se não há foco e vontade de vencer. É necessário estruturar um planejamento anual que envolva um período para descanso e também a possibilidade de afastar-se um pouco do trabalho e curtir a vida pessoal, seja em família ou em casa sozinho.

A busca pelo equilíbrio emocional é um construção interna e pessoal. Conhecer os seus limites é um dos passos fundamentais para o equilíbrio emocional das pessoas. O corpo dá sinais de desequilíbrio emocional em situações de estresse ou descontrole, tais como, sudorese, nervosismo, irritabilidade, perda de foco, entre outros. Conhecendo os sintomas que antecedem a uma reação negativa, o profissional consegue controlar-se e recobrar os seus sentimentos de maneira equilibrada e correta. Aprenda a conhecer mais sobre os seus sentimentos, goste de estar na companhia de você mesmo e o mais importante: RESPEITE SUAS NECESSIDADES. Cada indivíduo possui características únicas que devem ser respeitadas. Isto fará com que você se sinta fortalecido.

Fonte: Comunidade Imobex

Leave a Reply