Descubra quais as tendências de arquitetura e design de interiores

Luis Rasquilha, CEO da AYR e especialista no mercado de inovação e criatividade, apresenta cinco tendências e insights para as casas

Era 11 de setembro quando profissionais do universo da arquitetura, do design e da decoração se reuniram no Hotel World Trade Center (WTC), de São Paulo, para assistir a uma palestra com um dos designers mais conceituados do mundo, o mestre Alessandro Mendini. O palestra era um dos eventos que compunham a programação do CASA COR STARS 2013. Diante da expectativa pela chegada do italiano, a palestra de abertura, proferida por Luis Rasquilha, tinha tudo para ser ofuscada, não fosse o conteúdo surpreendente que encantou os presentes. CEO da AYR – uma Consultoria de Inovação Estratégica –, Rasquilha fez uma apresentação intitulada Tendências & Insights de arquitetura e design de interiores, na qual defendeu que cinco são as macrotendências que nortearão o mercado do setor nos próximos anos: Live the city, Design WOW, Ecossustentabilidade, Storytelling e Insperiences. Na galeria a seguir, explicamos cada uma dessas macrotendências do mercado de arquitetura e design e apresentamos produtos que as carregam.

Tendência Live the city: o cidadão não quer apenas habitar a cidade; também deseja modificá-la. A Gum Wall, em Seattle, nos Estados Unidos, é uma parede do Market Theater repleta de chicletes. A decoração inusitada surgiu espontaneamente: enquanto esperavam na fila, o público começou a grudar os chicletes na parede. O teatro acabou se tornando uma atração turística.

Tendência Live the city: o cidadão não quer apenas habitar a cidade; também deseja modificá-la. No Brasil, o Beco do Batman, na Vila Madalena, em São Paulo, é um exemplo de modificação do espaço público por moradores.

Tendência Design WOW: o design já não tem apenas a função de decorar os ambientes, também deve ser funcional e facilitar a vida do consumidor. Este home office, por exemplo, surgiu do aproveitamento do vão entre a estrutura do telhado e o teto do quarto.

Tendência Design WOW: o design já não tem apenas a função de decorar os ambientes, também deve ser funcional e facilitar a vida do consumidor.

Ecossutentabilidade: mais do que conservarem a natureza, os produtos devem induzir uma modificação na relação do homem com a natureza. Um dos produtos apresentados por Luis Rasquilha foi o Waterpebble, uma espécie de ralo para a área do banheiro. Caso quem esteja tomando banho demore muito tempo, ele muda de cor, alertando o consumidor a acelerar.

Ecossutentabilidade: mais do que conservarem a natureza, os produtos devem induzir uma modificação na relação do homem com a natureza. Na imagem, a Elithis tower, em Dijon, na França, que produz toda a energia que consome.

Storytelling: para um produto sobreviver no mercado, é necessário que ele conte uma história, seja carregado de simbologias com as quais o consumidor se identifique. O vinho O Seu Calheiro Cruz apresenta esta característica segundo Luis Rasquilha. O produto permite que, em sua rolha, seja estampada o nome da pessoa com quem o vinho foi dividido, ou seja, que guarde a história vivida durante seu consumo.

“Insperiences”: os produtos devem manter uma experiência íntima com os consumidores, dialogar com sua alma. O Koan Float permite que o consumidor tenha uma experiência singular consigo mesmo: trata-se de uma espécie de piscina que simula o Mar Morto e promete relaxamento.

“Insperiences”: os produtos devem manter uma experiência íntima com os consumidores, dialogar com sua alma. Outro produto que permite uma verdadeira experiência interior é a Healing Theater Umine, que funciona como uma luminária que projeta no ambiente o fundo do mar.

Leave a Reply

descubra-quais-as-tendncias-de-arquitetura-e-design-de-interiores-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: