É tendência: azul é a mais evidente aposta cromática na Mostra Casa&Cia

Tonalidade aparece do turquesa ao azul intenso, em detalhes ou em ambientes inteiros. Confira sugestões para se inspirar
É tendência: azul é a mais evidente aposta cromática na Mostra Casa&Cia Eduardo Liotti/Especial

Aplicado de forma monocromática e em um tom intenso, o azul inspira interatividade e dá forma de galeria temática para o ambiente Visto Azul (acima), reflexo de uma tendência conferida nas recentes cenografias mundiais de design
Foto: Eduardo Liotti / Especial

É a cor do céu, do oceano, da calma e da esperança. Por tudo isso, o azul invadiu a decoração de interiores e não demonstra sinais de cansaço. Na Mostra Casa&Cia não é diferente.

 A tendência cromática ganha fôlego colorindo por completo ou em detalhes paredes, mobiliário e objetos. Para os avessos aos tons frios, um alento: diferentes nuances de azuis – desde os suaves até os intensos – caem bem em projetos de personalidade e à prova de monotonia.

 É o caso do ambiente Visto Azul (foto no alto), das arquitetas Fernanda Dallarosa e Fernanda Roggia.

 – Desde a definição do tema do espaço, pensamos em um ambiente numa cor única. O azul venceu por ser uma cor alegre, que está em voga, além de estar ligado também ao Brasil, refletindo o seu bom momento atualmente no Exterior – conclui Fernanda Dallarosa.

 O azul intenso do ambiente sugere “conceitos de embarque e de acesso”, numa experiência inspirada no trabalho dos designers brasileiros Nicole Tomazi e Sergio Matos, que recentemente de destacaram no Salão Satélite de Milão, mostra em paralelo ao Salão Internacional do Móvel.

A impressão digital adesivada nos azulejos do ambiente Orquestrando as Panelas aos Quatro Cantos do Mundo (acima), de Cézar Etienne M. de Araújo e Jaqueline Zarpellon de Araújo trazem duas tendências: a cor e o visual dos ladrilhos antigos.

O azul-turquesa foi a escolha da arquiteta Lívia Bortoncello para a Sala de Estar (abaixo). Além do papel de parede da designer inglesa Tricia Guild em azul e branco, também são responsáveis pelo clima descontraído alguns móveis e elementos escolhidos, como os tecidos das almofadas sobre o sofá de couro cru.

– Minha influência veio da moda e do design, mas foi inevitável também não se inspirar no mar. É um espaço que poderia estar na praia, pois reproduz esta sensação de frescor e de relaxamento – explica.

No Estar com Arte, do escritório Rosane Hinnah Dulinski (abaixo), a cor usada pontualmente unifica o mobiliário solto em uma proposta despojada. Na estante de madeira, as caixas embutidas com iluminação de LED e com acabamento em laca foca no tom AZUL BIC destacam objetos.

– Usei azul porque queria uma influência de primavera e também porque não há janela e nem luz natural no espaço. É uma forma de trazer a natureza para dentro e fugir do óbvio verde – conclui Rosane.

* Colaborou Renata Maynart/ Especial

Fonte: Zero Hora – Ana Carolina Bolsson

 

Leave a Reply

tendncia-azul-a-mais-evidente-aposta-cromtica-na-mostra-casa-amp-cia-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: