Aluguel sobe acima do IGP-M em São Paulo

Em 12 meses, alta acumulada dos novos contratos na capital paulista é de 9,15%, acima do indicador mais utilizado para o reajuste anual do aluguel

Os novos contratos de aluguel residencial tiveram alta de 0,5% na cidade de São Paulo em outubro na comparação com setembro, de acordo com dados do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). No acumulado em 12 meses, a alta apurada foi de 9,15%.

A variação acumulada do novo aluguel está acima do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador mais utilizado para o reajuste anual dos contratos de aluguel, mas a diferença entre eles está caindo. Em agosto, ela foi de 6 pontos porcentuais, e em outubro chegou a 3,9 pontos.

“Até o fim do ano, a tendência é o IGP-M se aproximar cada vez mais do valor do (novo) aluguel”, afirma Mark Turnbull, diretor de gestão patrimonial e locação do Secovi-SP. Em janeiro deste ano, os novos contratos de locação chegaram a superar o reajuste dos novos contratos. Naquela época, segundo Turnbull, houve um descompasso entre oferta e demanda no mercado de São Paulo. “Nesse momento, não há nenhum fato importante macroeconômico ou microeconômico que possa afetar o mercado de locação residencial e provocar uma forte alta ou baixa nos preços”, afirma o diretor do Secovi-SP.

Em outubro, as residências com um dormitório foram as que tiveram a maior aumento nos novos contratos de aluguel. A alta média foi de 1%. Na sequência, ficaram os imóveis de três dormitórios, com elevação de 0,6%. Já nos contratos dos imóveis de dois dormitórios, houve estabilidade nos preços.

O levantamento também apurou que o Índice de Velocidade de Locação foi de 15 dias a 36 dias para casas, e ficou entre 19 dias e 40 dia nos apartamentos. No geral, a média variou de 15 dias a 37 dias. As garantias de locação mais utilizada foram o de fiador (47,5%), depósito/caução (32,5%) e seguro-fiança (20%).

Fonte: O Estado de S.Paulo – Luiz Guilherme Gerbelli

Leave a Reply

aluguel-sobe-acima-do-igp-m-em-so-paulo-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: