O crescimento do mercado imobiliário e a necessidade de capacitação

O setor imobiliário no Brasil passou de 155 mil profissionais, no começo de 2008, para 284 mil, no fim de 2012. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado imobiliário já passa das 67 milhões de residências. Porém, faltam pessoas qualificadas para atuarem na área. Desta forma, quanto mais profissionais especializados o país tiver, melhores mecanismos de gestão e controle terão os corretores de imóveis.

profissão de corretor de imóveis obteve um crescimento de 83,14% entre os anos de 2008 e 2012. A continuar esta propagação, escolas de cursos técnicos a distância, focados no setor imobiliário, serão cada vez mais importantes na carreira profissional.

O carro chefe para se especializar na profissão de corretor de imóveis é o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI). Formação obrigatória para se registrar como corretor de imóveis no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

O curso de TTI capacita o aluno para ter competências inerentes ao planejamento, execução, controle e avaliação das ações de compra, venda e locação de imóveis. Com o curso, o profissional será capacitado a orientar registros e transferências de imóveis junto aos órgãos competentes assim como, inscrever imóveis no cadastro da imobiliária, apresentar os imóveis aos clientes potenciais e orientar investimentos na atividade.

Corretor de imóveis depende de um aprendizado constante

Carlos Alberto dos Santos Martinez, natural de Florianópolis e recém-formado no curso, ressalta a importância do aprendizado adquirido.

– O curso foi fundamental. Eu já trabalhava na área, mas agora me sinto muito mais confiante e preparado. Inclusive, recomendei-o para vários amigos – declarou.

Segundo Ademar Meirelles, economista, corretor de imóveis e fundador do Instituto do Corretor, escola especializada em cursos desse segmento no mercado, a instituição, com sedes na região sul do Brasil, forma em média 1000 alunos por ano, sendo a maioria em cursos de TTI. Além disto, possui cursos de especialização em Marketing Imobiliário, Avaliador de Imóveis e Direito Imobiliário, para quem quer se capacitar no mercado que tende cada vez mais a se expandir no País.

Um dado interessante é que a maioria dos estudantes são profissionais vindos de outras áreas. Muitas vezes, com mais de 30 anos e ensino superior completo.

Fonte: Portal Guilherme Machado

Leave a Reply

o-crescimento-do-mercado-imobilirio-e-a-necessidade-de-capacitao-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: