Tendência ‘faça você mesmo’ personaliza a casa e é um trunfo para a decoração de Natal

Deixar a casa bonita é mais fácil do que se pensa. Basta usar a imaginação e criar objetos que vão compor a decoração com um estilo todo pessoal
 (Divulgação/Osvaldo Cruz)

(Divulgação/Osvaldo Cruz)

Seja para economizar, passar o tempo ou simplesmente dar um toque pessoal à casa, cada vez mais pessoas aderem ao “faça você mesmo”. Com a chegada do Natal, colocar a mão na massa pode ser uma boa alternativa para mobilizar a família em torno da data, gastar menos e ainda fugir do óbvio. A decoradora Fabiana Visacro, adepta da prática, já vive o clima natalino criado com o uso de cabos de vassoura.

 (Divulgação/Osvaldo Cruz)

(Divulgação/Osvaldo Cruz)

“Peguei alguns cabos e passei verniz. Com isso, eles ficaram iguais a bambu”, conta. Com um espaço livre debaixo da escada, ela achou o ambiente perfeito para montar a decoração de Natal. “Com cola de alvenaria, preguei os cabos na parede e uns próximos aos outros”, explica. Depois foi só pregar ganchos nos cabos para pendurar os enfeites. “Dá uma cara nova ao ambiente e ainda delimita o espaço onde será instalada a árvore com os presentes”, afirma.

Quando passar o Natal, o espaço vai dar lugar a um jardim vertical onde a decoradora coloca orquídeas. O revestimento com cabos de vassoura pode ser adaptado a qualquer lugar da casa e ainda funcionar como suporte para fotos, chaves e vários outros enfeites. Basta usar a imaginação. Itens que no cotidiano parecem não ter mais utilidade também ganham vida depois de um belo trabalho manual.

Fabiana lembra que as latinhas de leite em pó ou de chocolate em pó podem ser ótimos porta-trecos no quarto das crianças. “Basta comprar camurça ou outro material colorido para encapar essas latinhas. Depois de decoradas, elas podem ser usadas na organização”, conta. Lápis e até brinquedos menores podem ser facilmente encontrados nos potinhos feitos em casa. As caixas de sapato também são grandes aliadas de um guarda-roupa arrumado. “Cobertas com um papel bacana, podem ser usadas para colocar meias, gravatas e várias outras coisas”, diz Fabiana. Sem contar que você poderá escolher o acabamento que quiser, dando ao ambiente a sua cara.

 (Monique Renne/CB/D.A Press)

(Monique Renne/CB/D.A Press)

Desde a obra

Para os mais ousados, é possível ir além da simples decoração. Fazer os próprios móveis, pintar as paredes e instalar pastilhas de vidro são apenas algumas das atividades que a Leroy Merlin oferece aos clientes. “São cursos gratuitos com carga horária entre duas e quatro horas que podem ser agendadas direto na loja ou no site”, afirma o diretor da loja de Contagem, Eduardo Ribeiro Gomes.

Ainda é possível aprender a fazer a própria horta, textura na parede e várias outras opções de bricolagem. “Variam desde a construção, passando pelo acabamento e indo até a decoração”, resume Eduardo. Para o diretor da loja, um dos principais motivos que tem levado as pessoas a tomar a frente das reformas e mudanças na casa está o alto custo de mão de obra no mercado.

“Há uma escassez de pessoal e um alto custo para determinados serviços. Hoje, donas de casa vêm até a loja, compram o equipamento necessário, pegam informações e elas mesmas fazem o serviço”, afirma. Depois de descobrir que não é um bicho de sete cabeças, muitos voltam para aprender novos módulos. “A demanda por aulas tem dobrado a cada ano desde 2012”, calcula Eduardo.

Fonte: Lugar Certo – Por Paula Takahashi – Estado de Minas

Leave a Reply

tendncia-8216-faa-voc-mesmo-8217-personaliza-a-casa-e-um-trunfo-para-a-decorao-de-natal-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: