Compre um relógio e ganhe uma semana de mordomias na Suíça

De olho na fidelização, marcas de luxo promovem experiências marcantes a consumidores seletos
Entrega de um iate é comemorada por festa com mordomo, champanhe e caviar fornecido pela empresa. Foto: Divulgação

Entrega de um iate é comemorada por festa com mordomo, champanhe e caviar fornecido pela empresa. Foto: Divulgação

Um seleto grupo de oito brasileiros foi escolhido a dedo por uma marca de relógios para assistir a um famoso festival de jazz em Montreux, na Suíça. Foi assim que a Parmigiani Fleurier resolveu presentear quatro de seus clientes e respectivos acompanhantes: com uma viagem de uma semana com tudo pago à Riviera Suíça. Além de ver o show, os convidados conheceram in loco a fabricação do acessório.

Ações de marketing como esta, que extrapolam a taça de champanhe e os canapés durante a compra, começam a se tornar cada vez mais comuns entre os clientes brasileiros, já muito acostumados com paparicos. O foco está em fidelizar os melhores clientes e gerar uma aproximação ainda maior com ele, por meio de experiências exclusivas, que levem em conta as preferências de lazer e hobby de seus consumidores mais fiéis. “Campanhas deste tipo servem para criar um vínculo ainda maior com nossos clientes, identificando o que eles gostam de fazer e ofertando algo a mais. Queremos tratá-lo como um amigo mesmo”, ressalta Joyce Silva, da área de marketing da Tools & Toys, representante de vendas exclusiva da Parmigiani no Brasil e responsável pela organização do evento.

O mimo é oferecido pela Ferretti aos clientes mais top. Foto: Divulgação

O mimo é oferecido pela Ferretti aos clientes mais top. Foto: Divulgação

Um estudo realizado pelo McCann Truth Central, divisão de pesquisas da rede de agências de publicidade McCann, mostra que a estratégia é mais do que acertada. A pesquisa, feita com 4 mil pessoas de alto poder aquisitivo em 21 cidades do mundo (inclusive Brasil), revelou que os consumidores de produtos e serviços de luxo dão maior importância ao tempo do que propriamente ao dinheiro. Por isso, ao invés de dar um brinde de alto valor material, muitas marcas estão optando por oferecer experiências pessoais marcantes, nas quais os clientes possam desfrutar da companhia de familiares e amigos em lugares interessantes, com todo conforto e comodidade, claro.

Quatro clientes VIP da Parmigiani Fleurier no Brasil tiveram direito a uma experiência especial com a marca. Foto: Divulgação

Quatro clientes VIP da Parmigiani Fleurier no Brasil tiveram direito a uma experiência especial com a marca. Foto: Divulgação

Tendência

A iniciativa está dando tão certo, que a Tools & Toys faz este tipo de ação com praticamente todas as marcas que representa. A Via Itália, por exemplo, importadora de máquinas como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Rolls-Royce, vai levar clientes exclusivos para uma aula de pilotagem em superesportivos em circuitos de alta velocidade pelo mundo. A ação deve acontecer no ano que vem.

Passaram uma semana em Montreaux, na Suíça, para assistir ao festival de jazz, com todas as despesas pagas. Foto: Divulgação

Passaram uma semana em Montreaux, na Suíça, para assistir ao festival de jazz, com todas as despesas pagas. Foto: Divulgação

Já a Ferretigroup Brasil, empresa do segmento náutico, é outra que aposta nesta tendência há algum tempo. Toda vez que um barco é vendido, a marca promove a “inauguração” da embarcação – em festa privada na embarcação, com direito a mordomo, champanhe e caviar à vontade. “Também levamos os novos clientes para um almoço especial na fábrica da companhia, no interior de São Paulo. Depois de chegarem de helicóptero, os convidados são recepcionados pelo presidente da Ferreti no Brasil”, conta Joyce Silva, da Tools & Toys.

De acordo com a profissional, não há um critério específico para a escolha dos clientes participantes. Joyce explica que, geralmente, os consumidores que recebem os mimos são selecionados a partir do histórico de compra e do perfil pessoal, considerando hábitos culturais e esportivos, por exemplo.

Clientes fiéis ou potenciais de marcas como Ferrari ou Maserati podem ser convidados a testar a potência das máquinas em pistas profissionais pelo mundo. Foto: Divulgação

Clientes fiéis ou potenciais de marcas como Ferrari ou Maserati podem ser convidados a testar a potência das máquinas em pistas profissionais pelo mundo. Foto: Divulgação

Viagens em alta

Seja no exterior ou em território nacional, as viagens estão entre os mimos preferidos para este tipo de campanha. A Beneteau, empresa do segmento náutico, é outra que investe nisso. Todo ano, a companhia realiza um evento exclusivo para confraternizar com os clientes mais especiais, o Beneteau Day. Em 2013, 200 convidados participaram de uma minirregata com veleiros, na Ilha Kontiki, em Paraty, litoral do Rio de Janeiro. No local, eles também desfrutaram de um almoço e utilizaram o spa com massagem relaxante após a prática do esporte, enquanto os filhos faziam aulas de vela.

Francisco Fragoso, diretor comercial da Beneteau, acredita que um evento deste porte é uma maneira mais consistente de congregar clientes e divulgar a marca, sendo muito mais marcante na mente do consumidor, do que simplesmente dar um brinde. “Quem pratica vela, gosta de conversar com companheiros, contar as aventuras e conhecer pessoas que curtem o esporte, e este tipo de ação atua exatamente nisso. E ainda ajuda a fidelizar nosso público”, afirma Fragoso.

Outra ação que prioriza a experiência com viagem foi lançada neste ano pela loja Trousseau Noivas. Nas compras acima de R$ 7 mil, em qualquer unidade da marca, o consumidor ganha duas diárias em hotéis de charme e resorts de luxo pelo Brasil, com destinos a escolher. Basta gastar a quantia e curtir dias relaxantes em lugares como Praia do Forte (BA), Jericoacoara (CE), Porto de Galinhas (PE), Búzios (RJ), Gramado (RS), entre outros.

Fonte: IG Luxo – Por Alessandra Oggioni , especial para o iG

Leave a Reply

compre-um-relgio-e-ganhe-uma-semana-de-mordomias-na-sua-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: