Proposta que adota, segundo os arquitetos, uma arquitetura que promove práticas sustentáveis recebeu a Certificação Aqua, na fase Programa

O escritório paulista Rodrigo Mindlin Loeb Arquitetura assina o projeto do 3º Batalhão da Polícia Militar Ambiental no Guarujá, no litoral Sul de São Paulo. A proposta prevê a construção de um complexo com 5.500 m² de área construída com “uma arquitetura que promove práticas sustentáveis, instigando o usuário a rever e adaptar suas condutas”.
A cobertura do complexo, em forma de um longo “U” invertido, permite a mediação ambiental do conjunto, protegendo os volumes da radiação direta, da chuva e parcialmente da ação dos ventos e maresia. O programa é dividido em vários blocos independentes, porém interligados, para, de acordo com o escritório, permitir a flexibilidade do complexo para futuras ampliações e viabilizar a setorização dos espaços.

Segundo o arquiteto Rodrigo M. Loeb, uma das maiores preocupações da proposta foi com a circulação das pessoas. Para ele, no complexo, “a circulação estará assegurada de forma totalmente acessível sem meios mecânicos. Foi desenhada uma rampa helicoidal que serve aos pavimentos e um sistema de escadas de segurança será definido na próxima etapa”.

Em parceria com o engenheiro Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech Engenharia, a proposta recebeu em março de 2013 a Certificação Aqua, na fase Programa. Ao todo, o complexo terá: Sistema de reaproveitamento da água da chuva; Sistemas economizadores de água potável que reduzem 36% da necessidade; Sistema de aquecimento solar; Lâmpadas econômicas (LEDs e Fluorescentes); Sombreamento eficiente do edifício para minimizar a necessidade de resfriamento artificial; Materiais reciclados e recicláveis nos revestimentos; Iluminação e ventilação natural em todos os ambientes;Forros acústicos para melhorar o desempenho acústico e Paisagismo com espécies adaptadas ao local.

De acordo com o escritório de arquitetura, a licitação para a obra deverá ser lançada em breve. Após este processo, o complexo deverá ficar pronto em 14 meses.
Fonte: Portal PINIweb – Por Rodrigo Louzas