Lelé será destaque na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza de 2014

Foto: Divulgação. Via CAU/BR.

Foto: Divulgação. Via CAU/BR.

O arquiteto e urbanista João Filgueiras Lima, o Lelé, ganha destaque na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza e é reconhecido como referência mundial no modernismo. 

Lelé nasceu no Rio de Janeiro, radicou-se em Salvador e é atuante em todo o país. Através de seus projetos, construções e colaborações com outros arquitetos, o homenageado da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza é um dos protagonistas do modernismo brasileiro. Sua arquitetura de linguagem ímpar é precursora da sustentabilidade, antes do tema estar em voga.

O clima, a pré-fabricação e a preocupação com o usuário, são tópicos presentes na concepção de seus projetos. Entre as principais obras podem-se citar as passarelas metálicas de Salvador e os hospitais para a rede SARAH.

O arquiteto holandês Rem Koolhaas, um dos fundadores do OMA, é o responsável pela curadoria da Bienal deste ano. Ao lançar o tema, Fundamentals, Koolhaas afirmou:“Queremos dar um novo olhar aos elementos básicos da arquitetura – usados por qualquer arquiteto, em qualquer lugar e em qualquer momento – para ver se podemos descobrir algo novo sobre a arquitetura”. 

Apesar de Koolhaas focar na arquitetura e não em arquitetos, Lelé será uma das grandes descoberta no evento. Finalmente, o arquiteto será apresentado para o mundo.

Fonte: Arch Daily – por 

Leave a Reply

lel-ser-destaque-na-bienal-internacional-de-arquitetura-de-veneza-de-2014-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: