O corretor é um profissional extremamente necessário – Waldemir Bezerra

140720_Corretor

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RN), Waldemir Bezerra, concedeu entrevista ao jornalista Pinto Junior no Alpendre do PN. Falou sobre os projetos e ações do Conselho e sobre o crescimento da atividade no mercado.

Qual a função do CRECI? O CRECI é quem fiscaliza, disciplina e regulamenta a profissão de corretor de imóvel no Brasil. Eu sempre digo que além de fiscalizar ele é, sobretudo, o órgão de defesa da sociedade, pois é através do o Conselho que protegemos os negócios imobiliários das mãos de transgressores e maus profissionais também, que adentram a profissão e não exercem aquilo que o nosso código de ética preceitua.

Qual a estratégia do CRECI-RN para chegar aos municípios mais distantes da capital? Nós precisamos levar essa profissão tão nobre, que é a profissão do terceiro milênio, para outras cidades do RN. Nós temos trabalhado nesse sentido hoje através de nosso delegados, corretores nomeados, e estamos ampliando essa atividade profissional. Já tem um contingente muito bom de profisisonais, em Mossoró , Parnamirim, Santa Cruz, Caicó, mas queremos ampliar ainda mais, fazer com que o profissional corretor de imóveis seja mais integrado na cadeia produtiva do mercado imobiliário da sua cidade, ajudando o líder, prefeito e autoridades da cidade a levarem a moradia a cada cidadão do Estado. Essa é a nossa missão, divulgar essa profissão pra que entendam que é tão importante quanto a de médico, engenheiro ou advogado.

O Sr. sempre se refere aos “delegados” do CRECI, qual o papel deles nesse setor? Delegado é um representante naquela cidade como conselheiro que está sempre a verificar o que o mercado precisa, a orientar o chefe municipal no plano diretor, cobranças, e plano de valores do município, influenciando no crescimento da cidade. Esse é o grande papel na gestão pública e o gestor municipal pode ter esse profissional junto à Administração da cidade ajudando no desenvolvimento.

Quem são os contraventores no mercado imobiliário? Contraventor é todo cidadão que se envolve pra intermediar ou realizar um negócio imobiliário sem o conhecimento da profissão. Ele é um perigo, danoso à sociedade porque pode colocar o patrimônio das pessoas em risco. Inclusive daqueles que guardam uma poupança, um dinheiro para investir na tão sonhada casa e ao cair na mão dessa pessoa pode ter um prejuizo muito grande. Então, o contraventor tem que ser realmente fiscalizado e entregue às autoridades porque exercer uma profissão ilegalmente é crime e nós do Conselho temos encaminhado muitos ao Ministério Público, nessa ação de coibir essa atividade que só traz malefícios à população. Tratar com o corretor de imóveis é a segurança que você tem para um bom negócio imobiliário.

O CRECI tem o Troféu Colibri. O que é esse troféu exatamente? Foi constituído pela diretoria do Conselho para agraciar profissionais, líderes comunitários, políticos e outras atividades que contribuem de alguma forma para que o mercado imobiliário se fortaleça. É um reconhecimento não só na área da atividade propriamente dita , mas na área educacional também, que propicia ao cidadão entrar nessa atividade imobiliária através de cursos. É uma forma de reconhecimento.

O CRECI homenageou com o Troféu Colibri a deputada Fátima Bezerra e a reitora da UFRN Ângela Paiva. O que elas fizeram em favor do setor? A homenagem à deputada Fátima foi uma recomendação da nossa diretoria em função dos institutos técnicos implantados no RN. Nós entendemos que podemos mudar o comportamento da nossa sociedade de uma maneira geral, e no nosso caso, ser um profissional corretor de imóveis se tiver educação. E a deputada Fátima com esse incansável trabalho junto à Educação foi agraciada com o emblema máximo da nossa categoria, que já tem mais de 7 mil corretores no Estado e com certeza ampliaremos muito mais ainda através desses institutos de educação. A reitora, foi pelo fato de também apreciar o projeto pedagógico do curso de gestão superior na área imobiliária, e por ser a primeira mulher reitora do nosso Estado.

O Sr. está há 18 anos na presidência do CRECI. O que ainda falta fazer em favor da categoria? Enquanto tiver sonhos eu estou trabalhando, pois só se constroi algo quando realmente temos sonhos. O meu sonho é que nós possamos mostrar ao jovem do ensino médio que tem perspectivas de uma profissão longa, uma vocação para a atividade imobiliária. Mas o meu trabalho na presidência de uma forma isolada não significa nada. São 54 conselheiros que se preocupam com essa área. Temos esse grande sonho de fazer com que a profissão chegue a todos os municípios do RN, para que cada um deles tenha um corretor de imóveis.

Qual a sua sugestão, sua dica, para o jovem que pensou em ser corretor ? Se ele conhece algum corretor, é bom tomar conhecimento com um profissional. Saber como está esse profissional hoje no mercado, se está trabalhando com satisfação, se consegue manter a sua família, se tem crescido profissionalmente e como se vê integrado na sociedade. O corretor hoje é visto como um profissional extremamente necessário na sociedade, um gerador de negócios e responsável por levar a casa própria para cada brasileiro . A profissão traz resultados financeiros, mas também há uma satisfação pessoal muito forte nesta profissão.

 

Fonte: Publicidade Imobiliária

Leave a Reply

o-corretor-um-profissional-extremamente-necessrio-8211-waldemir-bezerra-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: