Posicionamento certo do sofá aumenta sensação de conforto da sala de estar

Antes de definir o local onde ficará o seu sofá, o ideal é testar diversas posições, sempre levando em conta algumas orientações do design de interiores.

141006_Arquitetura_Deocaracao_1

Algumas pessoas colocam o sofá contra a maior parede da sala de estar e se esquecem do assunto. Porém, a maneira como você posiciona essa peça pode interferir na otimização e funcionalidade do espaço. Por isso, se você não quer comprometer a harmonia do ambiente, a palavra de ordem é experimentar.

Antes de definir o local onde ficará o seu sofá, o ideal é testar diversas posições, sempre levando em conta algumas orientações do design de interiores. Anote:

Estude a planta de sua sala de estar. Leve em consideração os espaços que você geralmente desconsidera, como o espaço embaixo de uma escada, espaços verticais, a faixa de parede abaixo da janela ou a área acima de um batente de porta. Todas essas áreas podem oferecer possíveis espaços de armazenamento ou superfícies para aplicar acessórios, que podem liberar mais espaço para a disposição de seu sofá.

141006_Arquitetura_Deocaracao_2

Determine o ponto focal da sala. Muitas pessoas querem que os sofás da sala de estar estejam de frente para centros de entretenimento ou mídia, enquanto outras querem enfatizar uma lareira ou uma parede que contenha uma grande obra de arte. Entretanto, não se sinta restrito pelo ponto focal de sua sala de estar. Embora seus sofás possam oferecer uma vista para uma tela de televisão ou uma série de janelas, eles podem fazer isso a partir de um ângulo em vez de estarem diretamente de frente para esses elementos.

Verifique o nivelamento do chão em que quer posicionar os sofás de sua sala de estar. Se o piso mudar de madeira para azulejos ou possuir uma área com um tapete, assegure-se de que as quatro pernas do sofá estejam sobre o mesmo material. Se tiver diversos sofás ou uma combinação entre um sofá e uma namoradeira, coloque uma peça sobre um tapete e outra direto no chão.

141006_Arquitetura_Deocaracao_3

Disponha os sofás da sala de estar de modo a maximizar sua funcionalidade. Dois sofás ou um sofá e uma poltrona de braço em uma formação em L oferecem uma estrutura ideal dentro de um espaço maior, permitindo que duas pessoas se reúnam para conversar. Coloque uma mesa baixa e quadrada entre dois sofás grandes para ter um lugar para jogar jogos, comer e beber sem nada bloqueando a vista. Coloque um sofá grande no meio de um plano aberto, separando a sala de estar da área de jantar.

Posicione os sofás da sala de estar de modo a permitir que o tráfego flua livremente pelo espaço da sala. Evite bloquear portas ou passagens entre os cômodos. Mantenha os sofás com uma distância suficiente da parede para que as pessoas possam passar por detrás deles. Seu esquema de decoração com os sofás deve incluir assentos complementares, mesas, divãs, almofadas ou mantas para tornar a sala de estar confortável.

141006_Arquitetura_Deocaracao_4

 

Fonte: Lugar Certo

Leave a Reply

posicionamento-certo-do-sof-aumenta-sensao-de-conforto-da-sala-de-estar-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: