Marketing de Conteúdo na prática: Retrospectiva 2014 e Tendências para 2015

Já estamos quase no período de festas e de férias e quase entrando num novo ano.

É muito comum analisar o ano que passou em alguns fatos e o meu post de hoje vai fazer uma rápida Retrospectiva de 2014 e também vai abordar algumas Tendências para 2015.

2015

O ano de 2014 foi marcado por muitas inovações no mercado imobiliário. Vimos muitas empresas usando Drones para filmar empreendimentos, como a Tecnisa fez no Jardim das Perdizes e a Rossi fez em Atlântida. O benefício sempre é a facilidade para o cliente ver e conhecer um empreendimento e acompanhar o estágio das obras, sem precisar estar presente, fisicamente no local.

Tivemos em Abril, Agosto e em Setembro 3 eventos muito importantes para nosso mercado. Em Abril, o VivaReal fez o Conecta Imobi, primeiro evento focado para o marketing imobiliário digital, onde o Guilherme Machado palestrou. Em Agosto tivemos o Think Real Estate realizado na sede do Google aqui em São Paulo e em Setembro tivemos o Congresso Internacional para o Mercado Imobiliário em Fortaleza.

Em Junho e Julho tivemos a Copa do Mundo que influenciou muito nos valores dos imóveis, principalmente nas cidades onde os Jogos aconteceram.

E em Outubro tivemos outro fator que preocupou todo mundo, as Eleições também ajudaram o mercado imobiliário a se retrair.

Todos esses fatores ajudaram para que 2014 fosse um ano de receio e muita expeculação no comércio de imóveis. Com um carnaval tardio, copa e eleições o mercado não rendeu tudo o que prometia. E pra piorar ainda mais, vem o que eu considero o fator mais importante do ano para nosso mercado.

Achei importante falar de alguns desses fatos que aconteceram em 2014 mas nenhum deles foi tão comentado quanto o da Bolha Imobiliária. Nós, profisisonais do mercado, fomos fortemente acusados de estar escondendo ou evitando falar sobre essa bolha e quando dizíamos que ela não exisita, fomos duramente criticados. Mas o fato é que nenhuma bolha estourou no Brasil como os gurus e vencedores do prêmio Nobel comentaram. Isso me deixou muito confiante de apesar de concordar em ouvir a opinião de outros profissionais, ninguém é melhor do que nós mesmos, profissionais brasileiros, para conhecer e opinar sobre nosso mercado imobiliário brasileiro.

Fonte: Guilherme Machado

Leave a Reply

marketing-de-contedo-na-prtica-retrospectiva-2014-e-tendncias-para-2015-marcelo-lara-negcios-imobilirios
%d bloggers like this: